2 A mulher de Gileadetambémlhedeufilhos. Quando os filhosdela já eramgrandes, expulsaramJefté e lhedisseram: Nãoherdaráscoisaalguma na casa de nossopai, porque és filho de outramulher.
7MasJeftéperguntouaosanciãos de Gileade: Acasonão me odiastes e não me expulsastes da casa de meupai? Porque me procurais, agoraqueestais em dificuldade?
8 Os anciãos de Gileadelheresponderam: Nós te procuramosagoraparaquevenhasconosco, combatas os amonitas e sejas o chefe de todos os habitantes de Gileade.
13 O reidosamonitasrespondeuaosmensageiros de Jefté: É porqueIsraeltomou as minhasterras, desde o Arnomaté o Jaboque e o Jordão, quandosubiu do Egito. Então, restitui-me agoraessasterraspacificamente.
16Mas, quandoIsraelsubiu do Egito, andoupelodesertoaté o marVermelho e depoischegou a Cades;17dalienvioumensageiros ao rei de Edom, pedindo-lhe: Deixa-nospassarpelatuaterra. Mas o rei de Edomnãolhedeuouvidos. Entãoenviou o mesmopedido ao rei de Moabe, e estetambémnãoconsentiu. Assim, Israelficou em Cades.
18Depoisdisso, os israelitasandarampelodeserto e contornaram a terra de Edom e a terra de Moabe; passaram a leste de Moabe e acamparam do outrolado do Arnom. Masnãoentraram no território de Moabe, pois o Arnomera a fronteira de Moabe.
21Então o SENHOR, o Deus de Israel, entregouSiomcomtodos os seuscombatentesnasmãos de Israel, que os derrotou. AssimIsrael se apoderou de todas as terrasdosamorreusqueviviamnaquelaregião.
26Israelviveu em Hesbom e nassuasvilas, em Aroer e nassuasvilas e em todas as cidades ao longo do Arnomdurantetrezentosanos. Porquenão as recuperastenaqueletempo?
27Nadafizcontra ti; pelocontrário, tu é queagescominjustiçaparacomigo, ao guerrearcontramim. Que o SENHOR, que é juiz, façajustiçahojeentre os israelitas e os amonitas.
30 E Jeftéfez o seguintevoto ao SENHOR: Se entregares os amonitasnasminhasmãos,31qualquer um quesair da porta da minhacasa ao meuencontro, quando eu voltar da vitóriasobre os amonitas, será do SENHOR. Eu o oferecerei em holocausto.
34QuandoJeftéchegou à suacasa em Mispá, suafilhasaiu ao seuencontrocomdanças, ao som de tamborins. E elaerasuaúnicafilha; alémdelanãohaviaoutrofilhonemfilha.
35Logoque a viu, elerasgou as vestes e gritou: Ai de mim, filhaminha! Estoumuitoabatido e tu és a causa da minhadesgraça, poisfiz um voto ao SENHOR e nãopossovoltaratrás.
39 Ao fimdosdoismeses, elavoltou ao seupai, e elecumpriu o seuvotoparacomela. Assim, elanuncaconheceu um homemintimamente. Dissosurgiu o costume em Israel40 de todoano as israelitasiremlamentarporquatrodias a filha de Jefté, o gileadita.
Nenhum comentário ainda.