2Também a mulher de Gileadelhedeufilhos, os quais, quando já grandes, expulsaramJefté e lhedisseram: Nãoherdarás em casa de nossopai, porque és filhodoutramulher.
7PorémJeftédisseaosanciãos de Gileade: Porventura, não me aborrecestes a mim e não me expulsastes da casa de meupai? Porque, pois, vindes a mim, agora, quandoestais em aperto?
8Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: Porissomesmo, tornamos a ti. Vem, pois, conosco, e combatecontra os filhos de Amom, e sê o nossochefesobretodos os moradores de Gileade.
9Então, Jeftéperguntouaosanciãos de Gileade: Se me tornardes a levarparacombatercontra os filhos de Amom, e o SENHORmosder a mim, então, eu vossereiporcabeça?
13Respondeu o reidosfilhos de Amomaosmensageiros de Jefté: É porque, subindoIsrael do Egito, me tomou a terradesdeArnomaté ao Jaboque e aindaaté ao Jordão; restitui-ma, agora, pacificamente.
14PorémJeftétornou a enviarmensageiros ao reidosfilhos de Amom,15dizendo-lhe: AssimdizJefté: Israelnãotomounem a terradosmoabitasnem a terradosfilhos de Amom;16porque, subindoIsrael do Egito, andoupelodesertoaté ao marVermelho e chegou a Cades.
17Então, Israelenvioumensageiros ao reidosedomitas, dizendo: Rogo-te que me deixespassarpelatuaterra. Porém o reidosedomitasnãolhedeuouvidos; a mesmacoisamandouIsraelpedir ao reidosmoabitas, o qualtambémnãolhequisatender; e, assim, Israelficou em Cades.
18Depois, andoupelodeserto, e rodeou a terradosedomitas e a terradosmoabitas, e chegou ao oriente da terradestes, e se acampoualém do Arnom; porisso, nãoentrou no territóriodosmoabitas, porqueArnom é o limitedeles.
20PorémSeom, nãoconfiando em Israel, recusoudeixá-lo passarpeloseuterritório; pelocontrário, ajuntoutodo o seupovo, e se acampou em Jaza, e pelejoucontraIsrael.
24Não é certoqueaquiloqueQuemos, teudeus, te dá considerascomotuapossessão? Assim, possuiremosnós o território de todosquantos o SENHOR, nossoDeus, expulsou de diante de nós.
26EnquantoIsraelhabitoutrezentosanos em Hesbom e nassuasvilas, e em Aroer e nassuasvilas, e em todas as cidadesqueestão ao longe do Arnom, porquevós, amonitas, não as recuperastesduranteessetempo?
27Nãosou eu, portanto, quempecoucontra ti! Porém tu fazesmal em pelejarcontramim; o SENHOR, que é juiz, julguehojeentre os filhos de Israel e os filhos de Amom.
29Então, o Espírito do SENHORveiosobreJefté; e, atravessandoesteporGileade e Manassés, passouatéMispa de Gileade e de Mispa de Gileadepassoucontra os filhos de Amom.
30FezJefté um voto ao SENHOR e disse: Se, comefeito, me entregares os filhos de Amomnasminhasmãos,31quemprimeiro da porta da minhacasa me sair ao encontro, voltando eu vitoriosodosfilhos de Amom, esseserá do SENHOR, e eu o oferecerei em holocausto.
33Este os derrotoudesdeAroeraté às proximidades de Minite (vintecidades ao todo) e atéAbel-Queramim; e foimuigrande a derrota. Assim, foramsubjugados os filhos de Amomdiantedosfilhos de Israel.
35Quando a viu, rasgou as suasvestes e disse: Ah! Filhaminha, tu me prostrasporcompleto; tu passaste a ser a causa da minhacalamidade, porquantofizvoto ao SENHOR e nãotornareiatrás.
37Dissemais a seupai: Concede-me isto: deixa-me pordoismeses, paraque eu vá, e desçapelosmontes, e chore a minhavirgindade, eu e as minhascompanheiras.
39 Ao fimdosdoismeses, tornouelaparaseupai, o quallhefezsegundo o votoporeleproferido; assim, elajamaisfoipossuídaporvarão. Daquiveio o costume em Israel40 de as filhas de Israelsaíremporquatrodias, de ano em ano, a cantar em memória da filha de Jefté, o gileadita.
Nenhum comentário ainda.