4Pela fé, Abelofereceu a Deusmaisexcelentesacrifício do queCaim; peloqualobtevetestemunho de serjusto, tendo a aprovação de Deusquanto às suasofertas. Pormeiodela, tambémmesmodepois de morto, aindafala.
5Pela fé, Enoquefoitrasladadoparanãover a morte; nãofoiachado, porqueDeus o trasladara. Pois, antes da suatrasladação, obtevetestemunho de haveragradado a Deus.
6 De fato, sem fé é impossívelagradar a Deus, porquanto é necessárioqueaqueleque se aproxima de Deuscreiaqueeleexiste e que se tornagalardoadordosque o buscam.
7Pela fé, Noé, divinamenteinstruídoacerca de acontecimentosqueaindanão se viam e sendotemente a Deus, aparelhouumaarcapara a salvação de suacasa; pelaqualcondenou o mundo e se tornouherdeiro da justiçaquevem da fé.
9Pela fé, peregrinou na terra da promessacomo em terraalheia, habitando em tendascomIsaque e Jacó, herdeiroscomele da mesmapromessa;10porqueaguardava a cidadequetemfundamentos, da qualDeus é o arquiteto e edificador.
13Todosestesmorreram na fé, semterobtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessandoqueeramestrangeiros e peregrinossobre a terra.
16Mas, agora, aspiram a umapátriasuperior, isto é, celestial. Porisso, Deusnão se envergonhadeles, de serchamado o seuDeus, porquantolhespreparouumacidade.
17Pela fé, Abraão, quandoposto à prova, ofereceuIsaque; estavamesmoparasacrificar o seuunigênitoaquelequeacolheualegremente as promessas,18 a quem se tinhadito: Em Isaqueseráchamada a tuadescendência;19porqueconsiderouqueDeuserapoderosoatépararessuscitá-lo dentre os mortos, de ondetambém, figuradamente, o recobrou.
24Pela fé, Moisés, quando já homemfeito, recusouserchamadofilho da filha de Faraó,25preferindosermaltratadojuntocom o povo de Deus a usufruirprazerestransitórios do pecado;26porquantoconsiderou o opróbrio de Cristopormaioresriquezas do que os tesouros do Egito, porquecontemplava o galardão.
32 E quemaisdirei? Certamente, me faltará o temponecessárioparareferir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dosprofetas,33 os quais, pormeio da fé, subjugaramreinos, praticaram a justiça, obtiverampromessas, fecharam a boca de leões,34extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraquezatiraramforça, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fugaexércitos de estrangeiros.
35Mulheresreceberam, pelaressurreição, os seusmortos. Algunsforamtorturados, nãoaceitandoseuresgate, paraobteremsuperiorressurreição;36outros, porsuavez, passarampelaprova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões.
37Foramapedrejados, provados, serradospelomeio, mortos a fio de espada; andaramperegrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados38 (homensdosquais o mundonãoeradigno), errantespelosdesertos, pelosmontes, pelascovas, pelosantros da terra.
39Ora, todosestesqueobtiverambomtestemunhoporsua fé nãoobtiveram, contudo, a concretização da promessa,40porhaverDeusprovidocoisasuperior a nossorespeito, paraqueeles, semnós, nãofossemaperfeiçoados.
Nenhum comentário ainda.