2Agora, eu te mostrarei a verdade. Eisque se levantarãotrêsreis na Pérsia; e o quartoserámuitomaisrico do quetodoseles. Depoisque se tivertornadofortepormeiodassuasriquezas, concitará a todoscontra o reino da Grécia.
4Quando se levantar, o seureinoseráquebrado e se repartirápara os quatroventos do céu, porémnãopara a suaposteridade, nemsegundo o seudomíniocomquereinou; porque o seureinoseráarrancadoatéparaoutrosforadestes.
6 Ao cabo de anos, eles se aliarão um com o outro; e a filha do rei do Sulvirá ao rei do Norteparaajustar um acordo. Ela, porém, nãoreterá a força do seubraço, nemsubsistiráele, nem o seubraço. Masseráelaentregue, e bemassim os que a trouxeram, e o que a gerou, e o que a fortaleceunessestempos.
7Mas de um rebentodasraízesdela um se levantará no seulugar, e virá ao exército, e entrará na fortaleza do rei do Norte, e procederácontraeles, e prevalecerá.
8Também os deusesdeles, juntamentecom as suasimagensfundidas e com os seusvasospreciosos de prata e de ouro, ele os levarácativospara o Egito; poralgunsanos, deixará em paz ao rei do Norte.
10Seusfilhosfarãoguerra e congregarãoumamultidão de grandesforças, queavançará, inundará e passaráparaadiante; elesvoltarão e farãoguerra, atéchegarem à fortalezadele.
11 O rei do Sulserámovido de cólera, sairá e pelejarácontraele, a saber, contra o rei do Norte; esteporá em campoumagrandemultidão, e a multidãoseráentreguenasmãosdaquele.
13 O rei do Nortevoltará e porá em campoumamultidãomaior do que a primeira; e marchará ao cabodostempos, a saber, dosanos, com um grandeexército e commuitomaterial.
15Assim, virá o rei do Norte, levantará um terrapleno e tomaráumacidadebemfortificada; os braços do Sulnãoresistirão, nem o seupovoescolhido, nemhaveráforçapararesistir.
17Resolverávircom a potência de todo o seureino e entraránumacordocomele; dar-lhe-á a filha de mulheresparaele a corromper. Porémelanãosubsistirá, nemseráparaele.
18Depois, virará o seurostopara as ilhas e tomarámuitas; mas um príncipefarácessar o opróbrioqueporele é ocasionado; alémdissofarátornarsobreele o opróbrio.
20Depois, em lugardele, se levantará um quefará a um exatorpassarpelaglória do reino; porém, dentro de poucosdias, seráeledestruído, não em iranem em batalha.
21 Em seulugar, se levantará um homemdesprezível, a quemelesnãohaviamdado a honra do reino; masvirá em tempo de segurança e, comlisonja, obterá o reino.
24 Em tempo de segurança, virásobre os lugaresmaisférteis da província; e fará o quenuncafizeramseuspais, nem os pais de seuspais; espalharáentreeles a presa, os despojos e os bens; formará os seusdesígnioscontra os lugaresfortes, poralgumtempo.
25Despertará o seupoder e a suacoragemcontra o rei do Sulcom um grandeexército; o rei do Sulsairá à batalhacom um exército em extremogrande e poderoso, porémnãosubsistirá, porqueformarãodesígnioscontraele.
27Quanto a ambosessesreis, terãointenção de fazerem o mal e, sentados à mesmamesa, falarãomentiras. Porémissonãoprosperará, porqueaindavirá o fim no tempodeterminado.
30Virãocontraelenaus de Quitim; portanto, serácontrariado e voltará. Indignar-se-á contra a santaaliança e fará o quelheaprouver; atétornará a vir e atenderáaosqueabandonarem a santaaliança.
36 O reifarácomolheder na vontade; exaltar-se-á, e se engrandecerásobretodo o deus, e falarácoisasmaravilhosascontra o Deusdosdeuses, e prosperaráatéque se cumpra a indignação; pois se fará o queestádeterminado.
38Mas no seulugarhonrará ao deus de fortalezas; e a um deusqueseuspaisnãoconheceram, ele o honrarácomouro, e prata, e pedraspreciosas, e coisasagradáveis.
39Com o auxíliodumdeusestranho, tratarádasmaispoderosasfortalezas e a todos os que o reconheceremaumentará de glória; fá-los-á reinarsobremuitos e repartirá a terraporpreço.
40 No tempo do fim, contenderácomele o rei do Sul. O rei do Nortevirácomoturbilhãocontraele, comcarros, e comcavaleiros, e commuitasnaus; entraránospaíses, e inundará, e passará.
Nenhum comentário ainda.