2 “Agora, pois, vouanunciar a você a verdade: Outrostrêsreisaparecerão na Pérsia, e depoisvirá um quartorei, queserábemmaisrico do que os anteriores. Depois de conquistar o podercomsuariqueza, instigarátodoscontra o reino da Grécia.
4Logodepois de estabelecido , o seuimpério se desfará e serárepartidoentre os quatroventos do céu. Nãopassarápara os seusdescendentes, e o impérionãoserápoderosocomoantes, poisserádesarraigado e entregue a outros.
6Depois de algunsanos, eles se tornarãoaliados. A filha do rei do sulfará um tratadocom o rei do norte, maselanãomanterá o seupoder, tampoucoeleconservará o dele. Naquelesdiaselaseráentregue à morte, comsuaescoltareal e comseupai e comaqueleque a apoiou.
7 “Alguém da linhagemdela se levantaráparatomar-lhe o lugar. Eleatacará as forças do rei do norte e invadirá a suafortaleza; lutarácontraelas e serávitorioso.
8Tambémtomará os deusesdeles, as suasimagens de metal e os seusutensíliosvaliosos de prata e de ouro, e os levarápara o Egito. Poralgunsanoseledeixará o rei do norte em paz.
10Seusfilhos se prepararãopara a guerra e reunirão um grandeexército, queavançarácomoumainundaçãoirresistível e levará os combatesaté a fortaleza do rei do sul.
14 “Naquelaépocamuitos se rebelarãocontra o rei do sul. E os homensviolentos do povo a quevocêpertence se revoltarãoparacumprirestavisão, masnãoterãosucesso.
15Então o rei do nortevirá, construirárampas de cerco e conquistaráumacidadefortificada. As forças do sulserãoincapazes de resistir; mesmo as suasmelhorestropasnãoterãoforçaspararesistir.
17Virácom o poder de todo o seureino e faráumaaliançacom o rei do sul. Elelhedaráumafilha em casamento a fim de derrubar o reino, mas o seuplanonãoterásucesso e em nada o ajudará.
21 “Eleserásucedidopor um serdesprezível, a quemnãotinhasidodada a honra da realeza. Esteinvadirá o reinoquando o povo se sentirseguro e se apoderará do reinopormeio de intrigas.
24Quando as provínciasmaisricas se sentiremseguras, ele as invadirá e realizará o quenemseuspaisnemseusantepassadosconseguiram: distribuirádespojos, saques e riquezasentreseusseguidores. Eletramará a tomada de fortalezas, mas só poralgumtempo.
25 “Com um grandeexércitojuntarásuasforças e suacoragemcontra o rei do sul. O rei do sulguerrearámobilizando um exércitogrande e poderoso, masnãoconseguiráresistirporcausadosgolpestramadoscontraele.
27 Os doisreis, comseucoraçãoinclinadopara o mal, sentarão à mesmamesa e mentirão um para o outro, massemresultado, pois o fim só virá no tempodeterminado.
28 O rei do nortevoltarápara a suaterracomgranderiqueza, mas o seucoraçãoestarávoltadocontra a santaaliança. Eleempreenderáaçãocontraela e depoisvoltarápara a suaterra.
30Naviosdasregiões da costaocidental se oporão a ele, e eleperderá o ânimo. Entãodespejarásuafúriacontra a santaaliança e, voltando, tratarácombondadeaquelesqueabandonarem a santaaliança.
36 “O reifará o quebementender. Ele se exaltará e se engrandeceráacima de todos os deuses e dirácoisasjamaisouvidascontra o Deusdosdeuses. Eleterásucessoatéque o tempo da ira se complete, pois o quefoidecididoiráacontecer.
39Atacará as fortalezasmaispoderosascom a ajuda de um deusestrangeiro e darágrandehonraàquelesque o reconhecerem. Ele os farágovernantessobremuitos e distribuirá a terra, mas a um preçoelevado.
40 “No tempo do fim o rei do sul se envolverá em combate, e o rei do norte o atacarácomcarros e cavaleiros e umagrandefrota de navios. Eleinvadirámuitospaíses e avançaráporelescomoumainundação.
42Eleestenderá o seupodersobremuitospaíses; o Egitonãoescapará,43poisessereiterá o controledostesouros de ouro e de prata e de todas as riquezas do Egito; os líbios e os núbios a ele se submeterão.
Nenhum comentário ainda.