2 E agora te declararei a verdade: Eisqueainda se levantarãotrêsreis na Pérsia, e o quartoserámuitomaisrico do quetodoseles; e tendo-se tornadofortepormeiodassuasriquezas, agitarátodoscontra o reino da Grécia.
4Mas, estandoele em pé, o seureinoseráquebrado, e serárepartidopara os quatroventos do céu; porémnãopara os seusdescendentes, nemtampoucosegundo o podercomquereinou; porque o seureinoseráarrancado, e passará a outrosquenãoeles.
5 O rei do sulseráforte, comotambém um dosseuspríncipes; e esteserámaisforte do queele, e reinará, e grandeserá o seudomínio,6mas, ao cabo de anos, eles se aliarão; e a filha do rei do sulvirá ao rei do norteparafazer um tratado. Ela, porém, nãoconservara a força de seubraço; nemsubsistiráele, nem o seubraço; masseráelaentregue, e bemassim os que a tiveremtrazido, e seupai, e o que a fortalecianaquelestempos.
8Também os seusdeuses, juntamentecom as suasimagens de fundição, com os seusvasospreciosos de prata e ouro, ele os levarácativospara o Egito; e poralgunsanoseledeixará de atacar ao rei do norte.
10Masseusfilhosintervirão, e reunirãoumamultidão de grandesforças; a qualavançará, e inundará, e passaráparaadiante; e, voltando, levará a guerraaté a suafortaleza.
11Então o rei do sul se exasperará, e sairá, e pelejarácontraele, contra o rei do norte; esteporá em campograndemultidão, e a multidãoseráentregue na mãodaquele.
13Porque o rei do nortetornará, e porá em campoumamultidãomaior do que a primeira; e ao cabo de tempos, isto é, de anos, avançarácomgrandeexército e abundantesprovisões.
15Assimvirá o rei do norte, e levantarábaluartes, e tomaráumacidadebemfortificada; e as forças do sulnãopoderãoresistir, nem o seupovoescolhido, poisnãohaveráforçapararesistir.
16 O que, porém, há de vircontraelefará o quelheaprouver, e ninguémpoderáresistirdiantedele; ele se fincará na terragloriosa, tendo-a inteiramentesobseupoder.
17 E firmará o propósito de vircomtoda a força do seureino, e entrará em acordocomele, e lhedará a filha de mulheres, paraele a corromper; ela, porém, nãosubsistirá, nemseráparaele.
18Depoisdissovirará o seurostopara as ilhas, e tomarámuitas; mas um príncipefarácessar o seuopróbriocontraele, e aindafarárecairsobreele o seuopróbrio.
20Então no seulugar se levantaráquemfarápassar um exator de tributopelaglória do reino; masdentro de poucosdiasseráquebrantado, e istosemira e sembatalha.
24Virátambém em tempo de segurançasobre os lugaresmaisférteis da província; e fará o quenuncafizeramseuspais, nem os pais de seuspais; espalharáentreeles a presa, os despojos e os bens; e maquinará os seusprojetoscontra as fortalezas, masporcertotempo.
25 E suscitará a suaforça e a suacoragemcontra o rei do sulcom um grandeexército; e o rei do sulsairá à guerracom um grande e muipoderosoexército, masnãosubsistirá, poismaquinarãoprojetoscontraele.
27Tambémestesdoisreisterão o coraçãoatentoparafazerem o mal, e assentados à mesmamesafalarão a mentira; esta, porém, nãoprosperará, porqueaindavirá o fim no tempodeterminado.
30Porquevirãocontraelenavios de Quitim, quelhecausarãotristeza; porissovoltará, e se indignarácontra o santopacto, e farácomolheaprouver. Voltará e atenderáaosquetiveremabandonado o santopacto.
36 e o reifaráconformelheaprouver; exaltar-se-á, e se engrandecerásobretododeus, e contra o Deusdosdeusesfalarácoisasespantosas; e serápróspero, atéque se cumpra a indignação: poisaquiloqueestádeterminadoseráfeito.
38Mas em seulugarhonrará ao deusdasfortalezas; e a um deus a quemseuspaisnãoconheceram, ele o honrarácomouro e comprata, compedraspreciosas e comcoisasagradáveis.
39 E haver-se-á com os castelosfortescom o auxíliodumdeusestranho; aosque o reconhecerem, multiplicará a glória; e os faráreinarsobremuitos, e lhesrepartirá a terraporpreço.
40Ora, no fim do tempo, o rei do sullutarácomele; e o rei do nortevirácomoturbilhãocontraele, comcarros e cavaleiros, e commuitosnavios; e entraránospaíses, e os inundará, e passaráparaadiante.
Nenhum comentário ainda.