2Agora, eu te declararei a verdade: eisqueaindatrêsreis se levantarão na Pérsia, e o quartoserácumulado de grandesriquezasmais do quetodos; e, tornadoforteporsuasriquezas, empregarátudocontra o reino da Grécia.
4Mas, no auge, o seureinoseráquebrado e repartidopara os quatroventos do céu; masnãopara a suaposteridade, nemtampoucosegundo o podercomquereinou, porque o seureinoseráarrancado e passará a outrosfora de seusdescendentes.
6Mas, ao cabo de anos, eles se aliarão um com o outro; a filha do rei do Sulcasarácom o rei do Norte, paraestabelecer a concórdia; ela, porém, nãoconservará a força do seubraço, e elenãopermanecerá, nem o seubraço, porqueelaseráentregue, e bemassim os que a trouxeram, e seupai, e o que a tomouporsuanaquelestempos.
7Mas, de um renovo da linhagemdela, um se levantará em seulugar, e avançarácontra o exército do rei do Norte, e entrará na suafortaleza, e agirácontraeles, e prevalecerá.
8Tambémaosseusdeusescom a multidãodassuasimagensfundidas, com os seusobjetospreciosos de prata e ourolevarácomodespojopara o Egito; poralgunsanos, eledeixará em paz o rei do Norte.
10 Os seusfilhosfarãoguerra e reunirãonumerosasforças; um delesviráapressadamente, arrasarátudo e passaráadiante; e, voltando à guerra, a levaráaté à fortaleza do rei do Sul.
11Então, este se exasperará, sairá e pelejarácontraele, contra o rei do Norte; esteporá em campograndemultidão, mas a suamultidãoseráentreguenasmãosdaquele.
13Porque o rei do Nortetornará, e porá em campomultidãomaior do que a primeira, e, ao cabo de tempos, isto é, de anos, virá à pressacomgrandeexército e abundantesprovisões.
14Naquelestempos, se levantarãomuitoscontra o rei do Sul; também os dados à violênciadentre o teupovo se levantarãoparacumprirem a profecia, mascairão.
15 O rei do Nortevirá, levantarábaluartes e tomarácidadesfortificadas; os braços do Sulnãopoderãoresistir, nem o seupovoescolhido, poisnãohaveráforçapararesistir.
17Resolverávircom a força de todo o seureino, e entrará em acordocomele, e lhedaráumajovem em casamento, paradestruir o seureino; isto, porém, nãovingará, nemserápara a suavantagem.
20Levantar-se-á, depois, em lugardele, um quefarápassar um exatorpelaterramaisgloriosa do seureino; mas, em poucosdias, serádestruído, e istosemiranembatalha.
24Virátambémcaladamenteaoslugaresmaisférteis da província e fará o quenuncafizeramseuspais, nem os pais de seuspais: repartiráentreeles a presa, os despojos e os bens; e maquinará os seusprojetoscontra as fortalezas, masporcertotempo.
25Suscitará a suaforça e o seuânimocontra o rei do Sul, à frente de grandeexército; o rei do Sulsairá à batalhacomgrande e muipoderosoexército, masnãoprevalecerá, porquemaquinarãoprojetoscontraele.
29 No tempodeterminado, tornará a avançarcontra o Sul; masnãoseránestaúltimavezcomofoi na primeira,30porquevirãocontraelenavios de Quitim, quelhecausarãotristeza; voltará, e se indignarácontra a santaaliança, e fará o quelheaprouver; e, tendovoltado, atenderáaosquetiveremdesamparado a santaaliança.
36Estereifarásegundo a suavontade, e se levantará, e se engrandecerásobretododeus; contra o Deusdosdeusesfalarácoisasincríveis e serápróspero, atéque se cumpra a indignação; porqueaquiloqueestádeterminadoseráfeito.
38Mas, em lugardosdeuses, honrará o deusdasfortalezas; a um deusqueseuspaisnãoconheceram, honrarácomouro, comprata, compedraspreciosas e coisasagradáveis.
39Com o auxílio de um deusestranho, agirácontra as poderosasfortalezas, e aosque o reconhecerem, multiplicar-lhes-á a honra, e fá-los-á reinarsobremuitos, e lhesrepartirá a terraporprêmio.
40 No tempo do fim, o rei do Sullutarácomele, e o rei do Nortearremeterácontraelecomcarros, cavaleiros e commuitosnavios, e entraránassuasterras, e as inundará, e passará.
Nenhum comentário ainda.