2 E agora te declararei a verdade: Eisqueaindatrêsreisestarão na Pérsia, e o quartoacumularágrandesriquezas, mais do quetodos; e, tornando-se forte, porsuasriquezas, suscitará a todoscontra o reino da Grécia.
4Mas, estandoele em pé, o seureinoseráquebrado, e serárepartidopara os quatroventos do céu; masnãopara a suaposteridade, nemtampoucosegundo o seudomíniocomquereinou, porque o seureinoseráarrancado, e passará a outrosquenãoeles.
6Mas, ao fim de algunsanos, eles se aliarão; e a filha do rei do sulvirá ao rei do norteparafazer um tratado; maselanãoreterá a força do seubraço; nemelepersistirá, nem o seubraço, porqueelaseráentregue, e os que a tiveremtrazido, e seupai, e o que a fortalecianaquelestempos.
7Mas de um renovodasraízesdela um se levantará em seulugar, e virácom o exército, e entrará na fortaleza do rei do norte, e operarácontraeles, e prevalecerá.
8Também os seusdeusescom as suasimagens de fundição, com os seusobjetospreciosos de prata e ouro, levarácativospara o Egito; e poralgunsanoselepersistirácontra o rei do norte.
10Masseusfilhosintervirão e reunirãoumamultidão de grandesforças; e viráapressadamente e inundará, e passaráadiante; e, voltandolevará a guerraaté a suafortaleza.
11Então o rei do sul se exasperará, e sairá, e pelejarácontraele, contra o rei do norte; esteporá em campograndemultidão, e aquelamultidãoseráentregue na suamão.
13Porque o rei do nortetornará, e porá em campoumamultidãomaior do que a primeira, e ao fimdostempos, isto é, de anos, virá à pressacomgrandeexército e commuitasriquezas.
15 E o rei do nortevirá, e levantarábaluartes, e tomará a cidadeforte; e os braços do sulnãopoderãoresistir, nem o seupovoescolhido, poisnãohaveráforçapararesistir.
17 E dirigirá o seurosto, paravircom a potência de todo o seureino, e comele os retos, assimelefará; e lhedaráumafilhadasmulheres, paracorrompê-la; ela, porém, nãosubsistirá, nemseráparaele.
24Virátambémcaladamenteaoslugaresmaisférteis da província, e fará o quenuncafizeramseuspais, nem os pais de seuspais; repartiráentreeles a presa e os despojos, e os bens, e formará os seusprojetoscontra as fortalezas, masporcertotempo.
25 E suscitará a suaforça e a suacoragemcontra o rei do sulcom um grandeexército; e o rei do sul se envolverá na guerracom um grande e muipoderosoexército; masnãosubsistirá, porquemaquinarãoprojetoscontraele.
27Tambémestesdoisreisterão o coraçãoatentoparafazerem o mal, e a umamesmamesafalarão a mentira; masissonãoprosperará, porqueaindaverá o fim no tempodeterminado.
30Porquevirãocontraelenavios de Quitim, quelhecausarãotristeza; e voltará, e se indignarácontra a santaaliança, e fará o quelheaprouver; voltará e atenderáaosquetiveremabandonado a santaaliança.
36 E estereifaráconforme a suavontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobretododeus; e contra o Deusdosdeusesfalarácoisasespantosas, e serápróspero, atéque a ira se complete; porqueaquiloqueestádeterminadoseráfeito.
38Mas em seulugarhonrará a um deusdasforças; e a um deus a quemseuspaisnãoconheceramhonrarácomouro, e comprata, e compedraspreciosas, e comcoisasagradáveis.
39Com o auxílio de um deusestranhoagirácontra as poderosasfortalezas; aosque o reconheceremmultiplicará a honra, e os faráreinarsobremuitos, e repartirá a terraporpreço.
40 E, no fim do tempo, o rei do sullutarácomele, e o rei do norte se levantarácontraelecomcarros, e comcavaleiros, e commuitosnavios; e entraránassuasterras e as inundará, e passará.
Nenhum comentário ainda.