1TendoAdoni-Zedeque, rei de Jerusalém, ouvidoqueJosuétomara a Ai e a haviadestruídototalmente e feito a Ai e ao seureicomofizera a Jericó e ao seurei e que os moradores de Gibeãofizerampazcom os israelitas e estavam no meiodeles,2temeumuito; porqueGibeãoeracidadegrandecomoumadascidadesreais e aindamaior do que Ai, e todos os seushomenseramvalentes.
3PeloqueAdoni-Zedeque, rei de Jerusalém, envioumensageiros a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirã, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom, dizendo:4Subi a mim e ajudai-me; firamosGibeão, porquantofezpazcomJosué e com os filhos de Israel.
5Então, se ajuntaram e subiramcincoreisdosamorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom, eles e todas as suastropas; e se acamparamjunto a Gibeão e pelejaramcontraela.
6 Os homens de Gibeãomandaramdizer a Josué, no arraial de Gilgal: Nãoretires as tuasmãos de teusservos; sobeapressadamente a nós, e livra-nos, e ajuda-nos, poistodos os reisdosamorreusquehabitamnasmontanhas se ajuntaramcontranós.
10 O SENHOR os conturboudiante de Israel, e os feriucomgrandematança em Gibeão, e os foiperseguindopelocaminhoquesobe a Bete-Horom, e os derrotouatéAzeca e Maquedá.
11Sucedeuque, fugindoeles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, fez o SENHORcair do céusobreelesgrandespedras, atéAzeca, e morreram. Maisforam os quemorrerampelachuva de pedra do que os mortos à espadapelosfilhos de Israel.
12Então, Josuéfalou ao SENHOR, no dia em que o SENHORentregou os amorreusnasmãosdosfilhos de Israel; e disse na presençadosisraelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom.
13 E o sol se deteve, e a luaparouatéque o povo se vingou de seusinimigos. Nãoestáistoescrito no LivrodosJustos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um diainteiro.
18Disse, pois, Josué: Rolaigrandespedras à boca da cova e pondejunto a elahomensque os guardem; porémvósnãovosdetenhais;19persegui os vossosinimigos e matai os quevãoficandoatrás; não os deixeisentrarnassuascidades, porque o SENHOR, vossoDeus, já vo-losentregounasvossasmãos.
20TendoJosué e os filhos de Israelacabado de os ferircommuigrandematança, atéconsumi-los, e tendo os restantesquedelesficaramentradonascidadesfortificadas,21voltoutodo o povo em paz ao acampamento a Josué, em Maquedá; nãohavendoninguémquemovesse a línguacontra os filhos de Israel.
24Trazidos os reis a Josué, chamouestetodos os homens de Israel e disseaoscapitães do exércitoquetinhamidocomele: Chegai, ponde o pé sobre o pescoçodestesreis. E chegaram e puseram os péssobre os pescoçosdeles.
25Então, Josuélhesdisse: Nãotemais, nemvosatemorizeis; sedefortes e corajosos, porqueassimfará o SENHOR a todos os vossosinimigos, contra os quaispelejardes.
27 Ao pôr do sol, deuJosuéordemque os tirassemdosmadeiros; e lançaram-nos na covaonde se tinhamescondido e, na boca da cova, puseramgrandespedrasqueainda lá se encontramaté ao dia de hoje.
28 No mesmodia, tomouJosué a Maquedá e a feriu à espada, bemcomo ao seurei; destruiu-os totalmente e a todos os quenelaestavam, semdeixarnemsequer um. Fez ao rei de Maquedácomofizera ao rei de Jericó.
30 E o SENHOR a deunasmãos de Israel, a ela e ao seurei, e a feriu à espada, a ela e todos os quenelaestavam, semdeixarnemsequer um. Fez ao seureicomofizera ao rei de Jericó.
31Então, Josué, e todo o Israelcomele, passou de Libna a Laquis, sitiou-a e pelejoucontraela;32 e o SENHORdeuLaquisnasmãos de Israel, que, no diaseguinte, a tomou e a feriu à espada, a ela e todos os quenelaestavam, conformetudo o quefizera a Libna.
34 E Josué, e todo o Israelcomele, passou de Laquis a Eglom, e a sitiaram e pelejaramcontraela;35 e, no mesmodia, a tomaram e a feriram à espada; e totalmentedestruíram os quenelaestavam, conformetudo o quefizeram a Laquis.
36Depois, Josué, e todo o Israelcomele, subiu de Eglom a Hebrom, e pelejaramcontraela;37 e a tomaram e a feriram à espada, tanto o seureicomotodas as suascidades e todos os quenelasestavam, semdeixarnemsequer um, conformetudo o quefizeram a Eglom; e Josuéexecutou a condenaçãocontraela e contratodos os quenelaestavam.
38Então, Josué, e todo o Israelcomele, voltou a Debir e pelejoucontraela;39 e tomou-a com o seurei e todas as suascidades e as feriu à espada; todos os quenelasestavam, destruiu-os totalmentesemdeixarnemsequer um; comofizera a Hebrom, a Libna e a seurei, tambémfez a Debir e a seurei.
40Assim, feriuJosuétodaaquelaterra, a regiãomontanhosa, o Neguebe, as campinas, as descidasdaságuas e todos os seusreis; destruiutudo o quetinhafôlego, semdeixarnemsequer um, comoordenara o SENHOR, Deus de Israel.
Nenhum comentário ainda.