1Ora, vistoque a leitemsombradosbensvindouros, não a imagemrealdascoisas, nuncajamaispodetornarperfeitos os ofertantes, com os mesmossacrifíciosque, anoapósano, perpetuamente, elesoferecem.
2Doutrasorte, nãoteriamcessado de seroferecidos, porquanto os queprestamculto, tendosidopurificadosumavezportodas, nãomaisteriamconsciência de pecados?
8Depois de dizer, comoacima: Sacrifícios e ofertasnãoquiseste, nemholocaustos e oblaçõespelopecado, nemcomisto te deleitaste (coisasque se oferecemsegundo a lei),9então, acrescentou: Eisaquiestouparafazer, ó Deus, a tuavontade. Remove o primeiroparaestabelecer o segundo.
11Ora, todosacerdote se apresenta, diaapósdia, a exercer o serviçosagrado e a oferecermuitasvezes os mesmossacrifícios, quenuncajamaispodemremoverpecados;12Jesus, porém, tendooferecido, parasempre, um únicosacrifíciopelospecados, assentou-se à destra de Deus,13aguardando, daí em diante, atéque os seusinimigossejampostosporestradodosseuspés.
15 E distonos dá testemunhotambém o EspíritoSanto; porquanto, apósterdito:16Esta é a aliançaquefareicomeles, depoisdaquelesdias, diz o Senhor: Porei no seucoração as minhasleis e sobre a suamente as inscreverei,17acrescenta: Também de nenhummodo me lembrareidosseuspecados e dassuasiniquidades, parasempre.
19Tendo, pois, irmãos, intrepidezparaentrar no SantodosSantos, pelosangue de Jesus,20pelonovo e vivocaminhoqueelenosconsagroupelovéu, isto é, pelasuacarne,21 e tendograndesacerdotesobre a casa de Deus,22aproximemo-nos, comsincerocoração, em plenacerteza de fé, tendo o coraçãopurificado de má consciência e lavado o corpocomáguapura.
26Porque, se vivermosdeliberadamente em pecado, depois de termosrecebido o plenoconhecimento da verdade, já nãorestasacrifíciopelospecados;27pelocontrário, certaexpectaçãohorrível de juízo e fogovingadorprestes a consumir os adversários.
29 De quantomaisseverocastigojulgaisvósseráconsideradodignoaquelequecalcouaospés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliançacom o qualfoisantificado, e ultrajou o Espírito da graça?
32Lembrai-vos, porém, dosdiasanteriores, em que, depois de iluminados, sustentastesgrandeluta e sofrimentos;33oraexpostoscomo em espetáculo, tanto de opróbrioquanto de tribulações, oratornando-voscoparticipantescomaquelesquedessemodoforamtratados.
34Porquenãosomentevoscompadecestesdosencarcerados, comotambémaceitastescomalegria o espóliodosvossosbens, tendociência de possuirdesvósmesmospatrimôniosuperior e durável.
37Porque, aindadentro de poucotempo, aquelequevemvirá e nãotardará;38todavia, o meujustoviverápela fé; e: Se retroceder, nelenão se compraz a minhaalma.
Nenhum comentário ainda.