1Morava em Cesareia um homem de nomeCornélio, centurião da coortechamadaItaliana,2piedoso e temente a Deuscomtoda a suacasa e quefaziamuitasesmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
3Essehomemobservouclaramenteduranteumavisão, cerca da horanona do dia, um anjo de Deusque se aproximoudele e lhedisse:4Cornélio! Este, fixandonele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjolhedisse: As tuasorações e as tuasesmolassubiramparamemóriadiante de Deus.
7Logoque se retirou o anjoquelhefalava, chamoudoisdosseusdomésticos e um soldadopiedosodosqueestavam a seuserviço8 e, havendo-lhescontadotudo, enviou-os a Jope.
10Estandocomfome, quiscomer; mas, enquantolhepreparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase;11então, viu o céuaberto e descendo um objetocomo se fosse um grandelençol, o qualerabaixado à terrapelasquatropontas,12contendotodasorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.
17EnquantoPedroestavaperplexosobrequalseria o significado da visão, eisque os homensenviados da parte de Cornélio, tendoperguntadopelacasa de Simão, pararamjunto à porta;18 e, chamando, indagavam se estavaalihospedadoSimão, porsobrenomePedro.
19EnquantomeditavaPedroacerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí doishomensque te procuram;20levanta-te, pois, desce e vaicomeles, nadaduvidando; porque eu os enviei.
22Então, disseram: O centuriãoCornélio, homemreto e temente a Deus e tendobomtestemunho de toda a naçãojudaica, foiinstruídopor um santoanjoparachamar-te a suacasa e ouvir as tuaspalavras.
23Pedro, pois, convidando-os a entrar, hospedou-os. No diaseguinte, levantou-se e partiucomeles; tambémalgunsirmãosdosquehabitavam em Jopeforam em suacompanhia.
27Falandocomele, entrou, encontrandomuitosreunidosali,28 a quem se dirigiu, dizendo: Vósbemsabeisque é proibido a um judeuajuntar-se ou mesmoaproximar-se a alguém de outraraça; masDeus me demonstrouque a nenhumhomemconsiderassecomum ou imundo;29porisso, umavezchamado, vimsemvacilar. Pergunto, pois: porquerazão me mandasteschamar?
30Respondeu-lheCornélio: Faz, hoje, quatrodiasque, porvoltadestahora, estava eu observando em minhacasa a horanona de oração, e eisque se apresentoudiante de mim um varão de vestesresplandecentes31 e disse: Cornélio, a tuaoraçãofoiouvida, e as tuasesmolas, lembradas na presença de Deus.
33Portanto, semdemora, mandeichamar-te, e fizestebem em vir. Agora, pois, estamostodosaqui, na presença de Deus, prontosparaouvirtudo o que te foiordenado da parte do Senhor.
34Então, falouPedro, dizendo: Reconheço, porverdade, queDeusnãofazacepção de pessoas;35pelocontrário, em qualquernação, aqueleque o teme e faz o que é justolhe é aceitável.
37Vósconheceis a palavraque se divulgouportoda a Judeia, tendocomeçadodesde a Galileia, depois do batismoqueJoãopregou,38comoDeusungiu a Jesus de Nazarécom o EspíritoSanto e compoder, o qualandouportodaparte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porqueDeuseracomele;39 e nóssomostestemunhas de tudo o queelefez na terradosjudeus e em Jerusalém; ao qualtambémtiraram a vida, pendurando-o no madeiro.
40 A esteressuscitouDeus no terceirodia e concedeuquefossemanifesto,41não a todo o povo, mas às testemunhasqueforamanteriormenteescolhidasporDeus, isto é, a nósquecomemos e bebemoscomele, depoisqueressurgiudentre os mortos;42 e nosmandoupregar ao povo e testificarqueele é quemfoiconstituídoporDeusJuiz de vivos e de mortos.
45 E os fiéisqueeram da circuncisão, quevieramcomPedro, admiraram-se, porquetambémsobre os gentiosfoiderramado o dom do EspíritoSanto;46pois os ouviamfalando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntouPedro:47Porventura, podealguémrecusar a água, paraquenãosejambatizadosestesque, assimcomonós, receberam o EspíritoSanto?
Nenhum comentário ainda.