1 E HAVIA em Cesaréia um homempornomeCornélio, centurião da coortechamadaitaliana,2Piedoso e temente a Deus, comtoda a suacasa, o qualfaziamuitasesmolas ao povo, e de contínuoorava a Deus.
4 O qual, fixando os olhosnele, e muitoatemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuasorações e as tuasesmolastêmsubidoparamemóriadiante de Deus;5Agora, pois, enviahomens a Jope, e mandachamar a Simão, quetemporsobrenomePedro.
10 E tendofome, quiscomer; e, enquantolhopreparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,11 E viu o céuaberto, e quedescia um vaso, como se fosse um grandelençolatadopelasquatropontas, e vindopara a terra.
17 E estandoPedroduvidandoentre si acerca do queseriaaquelavisãoquetinhavisto, eisque os homensqueforamenviadosporCornéliopararam à porta, perguntandopelacasa de Simão.
22 E elesdisseram: Cornélio, o centurião, homemjusto e temente a Deus, e quetembomtestemunho de toda a naçãodosjudeus, foiavisadopor um santoanjoparaque te chamasse a suacasa, e ouvisse as tuaspalavras.
28 E disse-lhes: Vósbemsabeisquenão é lícito a um homemjudeuajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; masDeusmostrou-me que a nenhumhomemchamecomum ou imundo.
31 E eisquediante de mim se apresentou um homemcomvestesresplandecentes, e disse: Cornélio, a tuaoraçãofoiouvida, e as tuasesmolasestão em memóriadiante de Deus.
34 E, abrindoPedro a boca, disse: ReconheçoporverdadequeDeusnãofazacepção de pessoas;35Masquelhe é agradávelaqueleque, em qualquernação, o teme e faz o que é justo.
36 A palavraqueeleenviouaosfilhos de Israel, anunciando a pazporJesusCristo (este é o SENHOR de todos);37Estapalavra, vósbemsabeis, veioportoda a Judéia, começandopelaGaliléia, depois do batismoqueJoãopregou;38ComoDeusungiu a Jesus de Nazarécom o EspíritoSanto e comvirtude; o qualandoufazendobem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porqueDeuseracomele.
40 A esteressuscitouDeus ao terceirodia, e fezque se manifestasse,41Não a todo o povo, mas às testemunhasqueDeusantesordenara; a nós, quecomemos e bebemosjuntamentecomele, depoisqueressuscitoudentre os mortos.
45 E os fiéisqueeram da circuncisão, todosquantostinhamvindocomPedro, maravilharam-se de que o dom do EspíritoSanto se derramassetambémsobre os gentios.
Nenhum comentário ainda.