1Acabetinhasetentadescendentesmorando em Samaria. Jeúescreveucartas e as enviouaoschefes de Jezreel, aosanciãos e aostutoresdosdescendentes de Acabe em Samaria, dizendo:2Vósquetendessobvossocuidado os descendentes do vossosenhor, comotambémcarros, cavalos, umacidadefortificada e armas, assimquereceberdesestacarta,3escolhei o melhor e maiscapazdosdescendentes do vossosenhor, colocai-o no trono de seupai e defendei a dinastia de vossosenhor.
5Então o responsávelpelopalácio, o responsávelpelacidade, os anciãos e os tutoresmandaramdizer a Jeú: Somosteusservos! Tudoquantonosordenares, faremos; nãoconstituiremosninguémcomorei. Faze o queacharesmelhor.
6Depoiselelhesescreveuoutracarta, dizendo: Se estais do meulado e se quereisdarouvidos a mim, trazei as cabeçasdosdescendentes do vossosenhoramanhã a estashoras em Jezreel. Os setentadescendentes do reiestavamcom os nobres da cidadeque os criavam.
8Veio um mensageiro e deu a notícia a Jeú: Elestrouxeram as cabeçasdosdescendentes do rei. Eledisse: Colocai-as em doismontões à entrada da cidadeparaquefiquem lá atépelamanhã.
10Sabeiagoraquenadadeixará de se cumprir da palavra do SENHORproferidacontra a família de Acabe, porque o SENHORtemcumprido o queanuncioupormeio do seuservoElias.
11Então, Jeúmatoutodos os sobreviventes da família de Acabe em Jezreel, comotambémtodos os seusnobres, seusamigosíntimos e seussacerdotes, semqueninguémescapasse.
12JeúpartiuparaSamaria e, no caminho, em Bete-EquededosPastores,13encontrouparentes de Acazias, rei de Judá, e perguntou: Quemsoisvós? Elesresponderam: Somosparentes de Acazias; viemosvisitar a família do rei e da rainha-mãe.
15Partindodali, encontrouJonadabe, filho de Recabe, quevinha ao seuencontro; ele o cumprimentou e lheperguntou: Tu me apoiascomo eu te apoio? Jonadaberespondeu: Sim. EntãoJeúdisse: Se de fato me apoias, dá-me a tuamão. Elelhedeu a mão, e Jeú o ajudousubir no carro,16 e disse: Vemcomigo e vê o meuzeloparacom o SENHOR. Ele o fez ir no carrocomele.
17QuandoJeúchegou a Samaria, matoutodos os querestavam da descendência de Acabe em Samaria, atédestruí-los, conforme a palavraque o SENHORhaviaanunciado a Elias.
19Porissotrazei à minhapresençatodos os profetas de Baal, seusservos e seussacerdotes; nãodeixaifaltarninguém, porquetenho um grandesacrifício a fazer a Baal; aquelequefaltarnãoviverá. MasJeúestavafazendoissoenganosamente, paraaniquilar os adoradores de Baal.
23JeúentroucomJonadabe, filho de Recabe, no templo de Baal e disseaosadoradores de Baal: Examinai e observai se não há nenhumservo do SENHORentrevós, massomenteadoradores de Baal.
24Assimelesentraramparaoferecersacrifícios e holocaustos. Jeúhaviadeixadooitentahomens de prontidão do lado de fora. Elelhestinhadito: Quemdeixarescaparalgumdoshomensque eu vosentregarnasmãos, pagarácom a própriavida.
25Quandoacabou de oferecer o holocausto, Jeúdisseaosseusguardas e aosoficiais: Entrai e matai-os! Ninguémescapará! Entãoeles os feriram à espada, e os guardas e os oficiais os levaramparafora e entraram no santuário do templo de Baal.
30 O SENHORdisse a Jeú: Porqueagistecorretamentediante de mim e fizeste à família de Acabeconformetudoquanto eu desejava, teusdescendentesocuparão o trono de Israelaté a quartageração.
32Naquelesdias, o SENHORcomeçou a diminuir o território de Israel. HazaelatacouIsrael em todas as suasfronteiras,33 a leste do Jordão, toda a terra de Gileade, incluindo o territóriodosgaditas, rubenitas e manassitas, desdeAroer, queficaperto do ribeiro de Arnom, isto é, Gileade e Basã.
Nenhum comentário ainda.