2Chegou a Jerusalémcomumaenormecomitiva, comcameloscarregados de especiarias, grandequantidade de ouro e pedraspreciosas. Ela se apresentoudiante de Salomão e lheexpôstudo o quetrazia em suamente.
4Quando a rainha de Sabáviutoda a sabedoria de Salomão, o palácioqueelehaviaconstruído,5 a comidaqueeraservida na mesadele, o lugardosseusoficiais, o serviçodosseuscriados e os trajesdeles, seuscopeiros, e o holocaustoqueoferecia na Casa do SENHOR, ficoucomofora de si6 e disse ao rei: — É verdade o queouvi na minhaterra a respeito de você e a respeito da suasabedoria.
7 Eu, porém, nãoacreditavanaquelaspalavras, atéquevim e vi com os meusprópriosolhos. Eisquenão me contaramnem a metade: vocêsupera em sabedoria e prosperidade a famaqueouvi.
9Benditoseja o SENHOR, seuDeus, que se agradou de você e o colocou no trono de Israel. O SENHORamaIsraelparasempre e, porisso, ele o constituiurei, paraquevocêexecute o juízo e a justiça.
10Elaentregou ao reiquatrotoneladas de ouro, grandequantidade de especiarias e pedraspreciosas. Nuncamaisveioespeciaria em tantaabundância, como a que a rainha de Sabáofereceu ao reiSalomão.
12Destamadeira de sândalo o reimandoufazercorrimõespara a Casa do SENHOR e para o palácioreal, bemcomoharpas e liraspara os cantores. Talmadeiranunca se haviatrazidoparaali, nem se viumaissemelhantemadeiraaté o dia de hoje.
13 O reiSalomãodeu à rainha de Sabátudo o queelaquis e pediu, além de tudo o quelhedeuporsuagenerosidadereal. Entãoelavoltou e foipara a suaterra, ela e os seusservos.
14 O peso do ouroque se trazia a Salomão a cadaanoera de cerca de vinte e trêstoneladas,15além do queentravadosvendedores e dosnegociantes, de todos os reis da Arábia e dosgovernadores da terra.
17Feztambémtrezentosescudosmenores de ourobatido, empregando um quilo e oitocentosgramas de ouro em cadaescudo. E o rei os pôs na Casa do Bosque do Líbano.
19 O tronotinhaseisdegraus, e o encosto do trono, ao alto, eraredondo. De ambos os lados do assentohavia um braço, e a figura de um leãojunto a cada um dosbraços.
21Todas as taçasque o reiSalomãousavaparabebereram de ouro, e também de ouropuroeramtodos os objetos da Casa do Bosque do Líbano. Nãohavianada de prata, porquenosdias de Salomãonão se davanenhumvalor a ela.
22Porque o reitinha no marumafrota de Társis, juntocom os navios de Hirão. De três em trêsanos, a frotavoltava de Társis, trazendoouro, prata, marfim, bugios e pavões.
26Salomãoajuntoucarros de guerra e cavaleiros. Tinhamil e quatrocentoscarros de guerra e dozemilcavaleiros, queespalhoupelascidadesondemantinha os carros, deixandoumapartejunto ao rei, em Jerusalém.
29Importava-se do Egito um carro de guerraporseiscentasmoedas de prata e um cavaloporcento e cinquenta. Nasmesmascondições, as caravanas os traziam e os exportavamparatodos os reisdosheteus e para os reis da Síria.
Nenhum comentário ainda.