1 A rainha de Sabátomouconhecimento da famaqueSalomãohaviaalcançado, graças ao Nome do SENHOR, e foi a Jerusalém a fim de averiguarsuasabedoriamedianteumasérie de questionamentoscomplicados.
2Quandochegou, acompanhada de umaenormecaravana, comcameloscarregados de especiarias, grandequantidade de ouro e pedraspreciosas, colocoudiante de Salomãotodas as indagaçõesquehaviapreparado.
4Constatadoassim, toda a sabedoria de Salomão, e observandoatentamente o palácioqueelehaviaerguido,5 os alimentosqueeramservidos à mesa, o alojamentodestinadoaosseusoficiais, os criados e copeiros do rei, todosuniformizados, e os holocaustosqueSalomãorealizava no Templo de Yahweh, a visitanteficoumaravilhada.
7Contudo, eu pessoalmentenãoacreditava no quediziam, atévercommeusprópriosolhos. E, portanto, possoafirmarquenão me comunicaramnem a metade da realidade; tu ultrapassas em muito o que me transmitiram, tanto em sabedoriacomo em riqueza.
9Benditoseja o SENHOR, o teuDeus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel. Porcausa do amorleal e eterno do SENHORparacomIsrael, Ele te elevou à majestade e te fezrei, paraestabelecer a justiça e tudo o que é verdadeiro!”
10Entãoelapresenteou o reicomquatromil e duzentosquilos de ouro e grandequantidade de especiarias e pedraspreciosas. Jamais se viuchegar em Israeltamanhocarregamento de especiariasquanto o que a rainha de Sabátrouxe e ofereceu ao reiSalomão.
12 O reiusouestecarregamento de sândaloparaproduzirbalaústrespara o Templo, comotambémharpas e alaúdespara os cantores. Até o dia de hojenuncamaisfoitrazidanemvistamadeira de sândalocomoaquela.
13 O reiSalomãopresenteou à rainha de Sabácomtudo o queeladesejoulevarparasuaterra, tudoquantosolicitou ao reiistoganhou, além do quelhederaporsuagenerosidadereal. E assimelaretornousatisfeitaparaseupaíscom os seusservos.
14 O peso do ouroquechegava às mãos de Salomão, anualmente, era de vinte e trêsmil e trezentosquilos,15alémdosimpostos e taxasqueerampagospormercadores e comerciantes em geral, portodos os reis da Arábia e pelosgovernadores do país.
17 O reitambémordenouquefossemfeitostrezentosescudospequenos e folheadoscom um quilo e oitocentosgramas de ourobatido em cadaescudo. E o reimandoucolocartodosessesescudos no Palácio do Bosque no Líbano.
19Essetronotinhaseisdegraus, um espaldararredondado na partesuperior, braços de cadalado do assento e a escultura de doisleões em pé próximos a cada um dosbraços do trono.
21Todas as taçasusadas na corte do reiSalomãoeram de ouro, bemcomotodos os utensílios do Palácio do Bosque do Líbano. Nãohavianada de prata, pois a pratanãotinhagrandevalorcomercialnosdias de Salomão.
22Efetivamente o reicontrolavaumafrota de Tarsis, naviosmercantes, quenavegavamjuntamentecom os navios de Hirão. De três em trêsanos, a frota de naviosmercantesretornava, trazendoouro e prata, marfim e animaisexóticos, comomacacos e pavões.
24Todo o mundoqueriaserrecebidoporSalomãoparaouvir a sabedoriaqueDeuslhetinhaposto no coração,25 e cadapessoarecebida em audiência, anoapósano, trazia o seupresente: objetos de prata, e obras em ouropuro, roupasfinas, armaspoderosas, perfumesraros, especiarias e muitoscavalos e mulas.
26Salomãotambémacumuloumuitoscarros e cavaleiros, de modoque se chegou a contarmil e quatrocentoscarros e dozemilcavaleiros. Posicionou um determinadocontingente em algumascidadesestratégicas e a outraparte da guarniçãopermaneceupertodele, em Jerusalém.
29Traziam do Egito um carroporsetequilos e duzentosgramas de prata, e um cavalopor um quilo e oitocentosgramas, e os exportavamparatodos os reisdoshititas e dosarameus.
Nenhum comentário ainda.