2 E chegou a Jerusalémcomumagrandecomitiva; comcameloscarregados de especiarias, e muitíssimoouro, e pedraspreciosas; e foi a Salomão, e disse-lhetudoquantotinha no seucoração.
4Vendo, pois, a rainha de Sabátoda a sabedoria de Salomão, e a casaqueedificara,5 E a comida da suamesa, e o assentar de seusservos, e o estar de seuscriados, e as vestesdeles, e os seuscopeiros, e os holocaustosqueeleoferecia na casa do SENHOR, ficoufora de si.
9Benditoseja o SENHORteuDeus, queteveagrado em ti, para te pôr no trono de Israel; porque o SENHORama a Israelparasempre, porisso te estabeleceurei, parafazeresjuízo e justiça.
10 E deu ao reicento e vintetalentos de ouro, e muitíssimasespeciarias, e pedraspreciosas; nuncaveioespeciaria em tantaabundância, como a que a rainha de Sabádeu ao reiSalomão.
12 E destamadeira de almuguefez o reibalaústrespara a casa do SENHOR, e para a casa do rei, comotambémharpas e alaúdespara os cantores; nuncaveiotalmadeira de almugue, nem se viuaté o dia de hoje.
13 E o reiSalomãodeu à rainha de Sabátudo o queeladesejou, tudoquantopediu, além do quederaporsuagenerosidade; entãovoltou e partiupara a suaterra, ela e os seusservos.
14 E o peso do ouroque se trazia a Salomãocadaanoera de seiscentos e sessenta e seistalentos de ouro;15Além do queentravadosnegociantes, e do contratodosespecieiros, e de todos os reis da Arábia, e dosgovernadores da mesmaterra.
16Também o reiSalomãofezduzentospaveses de ourobatido; seiscentossiclos de ourodestinouparacadapavês;17Feztambémtrezentosescudos de ourobatido; trêsarráteis de ourodestinouparacadaescudo; e o rei os pôs na casa do bosque do Líbano.
19Tinhaestetronoseisdegraus, e era o alto do tronopordetrásredondo, e de ambos os ladostinhaencostosaté ao assento; e doisleões, em pé, juntosaosencostos.
21Tambémtodas as taças de beber do reiSalomãoeram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbanoeram de ouropuro; nãohavianelesprata, porquenosdias de Salomãonãotinhavaloralgum.
22Porque o reitinha no mar as naus de Társis, com as naus de Hirão; umavez em trêsanostornavam as naus de Társis, e traziamouro e prata, marfim, e bugios, e pavões.
26TambémajuntouSalomãocarros e cavaleiros, de sortequetinhamil e quatrocentoscarros e dozemilcavaleiros; e os levou às cidadesdoscarros, e junto ao rei em Jerusalém.
29 E subia e saía um carro do Egitoporseiscentossiclos de prata, e um cavaloporcento e cinqüenta; e assim, pormeiodeles, eramexportadosparatodos os reisdosheteus e para os reis da Síria.
Nenhum comentário ainda.