1Sãoestas as palavrasqueMoisésfalou a todo o Israel, a leste do Jordão, no deserto, na Arabá, diante de Sufe, entreParã, Tofel, Labã, Hazerote e Di-Zaabe.
3Aconteceuque, no quadragésimoano, no primeirodia do décimoprimeiromês, Moisésfalouaosfilhos de Israel, segundotudo o que o SENHORlhehaviaordenado a respeitodeles,4depoisquederrotouSeom, reidosamorreus, quehabitava em Hesbom, e Ogue, rei de Basã, quehabitava em Astarote, em Edrei.
5 A leste do Jordão, na terra de Moabe, Moisésencarregou-se de explicarestalei, dizendo:6 — O SENHOR, nossoDeus, nosfalou em Horebe, dizendo: “Vocês já ficarambastantetemponestemonte.
7Voltem e sigamviagem. Vão à regiãomontanhosadosamorreus, a todos os seusvizinhos, na Arabá, à regiãomontanhosa, à Sefelá, ao Neguebe, à costamarítima, terradoscananeus, e ao Líbano, até o granderioEufrates.
8Eisaqui a terraque eu pusdiante de vocês; entrem e tomemposse da terraque o SENHOR, comjuramento, deu a seuspais, a Abraão, Isaque e Jacó, a eles e à suadescendênciadepoisdeles.”
15Assim, peguei os chefes de suastribos, homenssábios e experimentados, e os fizchefessobrevocês, chefes de milhares, chefes de cem, chefes de cinquenta, chefes de dez e oficiais, segundo as suastribos.
16Nessemesmotempo, ordeneiaosjuízes, dizendo: “Deematenção às questõesquesurgementre os seusirmãos e julguemcomjustiçaentre um homem e seuirmão ou o estrangeiroqueestácomele.
17Nãosejamparciais no julgamento. Ouçamtanto o pequenocomo o grande; nãotenhammedo de ninguém, porque o julgamento é de Deus. Porém, se a questãofordemasiadamentedifícilparavocês, tragamparamim, e eu a ouvirei.”
19 — Entãopartimos de Horebe e caminhamosportodoaquelegrande e terríveldesertoquevocêsviram, pelocaminho da regiãomontanhosadosamorreus, como o SENHOR, nossoDeus, noshaviaordenado; e chegamos a Cades-Barneia.
21Eisque o SENHOR, seuDeus, colocouestaterradiante de vocês. Vão e tomempossedessaterra, como o SENHOR, o Deus de seuspais, falou. Nãotenhammedo e não se assustem.”
22 — Entãotodosvocês se aproximaram de mim e disseram: “Vamosmandaralgunshomensadiante de nós, paraqueespiem a terra e nosdigamporquecaminhodevemosseguir e a quecidadesdevemos ir.”
27Ficarammurmurando em suastendas e disseram: “O SENHORestácomódio de nós e porissonostirou da terra do Egitoparanosentregarnasmãosdosamorreus e nosdestruir.
28Paraondeiremos? Nossosirmãosnosdeixaramcommedo, dizendo: ‘Aquelepovo é maior e maisalto do quenós. As cidadessãograndes e fortificadasaté o céu. Tambémvimosali os filhosdosanaquins.’”
30 O SENHOR, o seuDeus, quevaiadiante de vocês, elelutaráporvocês, segundotudo o queviramqueelefezconosco no Egito,31 e também no deserto, ondevocêsviramque o SENHOR, seuDeus, os levou, como um homemleva o seufilho, portodo o caminhopeloqualvocêsandaram, atéchegar a estelugar.”
32 — Masnemassimvocêscreram no SENHOR, seuDeus,33quefoiadiante de vocêsportodo o caminho, paraprocurar o lugarondedeveriamacampar; de noite, estava no fogo, paramostrar o caminhoporondevocêsdeveriamandar, e, de dia, estava na nuvem.
34 — O SENHORouviu o quevocêsdisseram, ficouirado e jurou, dizendo:35 “Nenhumdoshomensdestageraçãoperversaverá a boaterraquejureidaraospais de vocês,36com a exceção de Calebe, filho de Jefoné. Eleveráessaterra e darei a ele e aosfilhosdele a terra em queelepisou, porqueperseverou em seguir o SENHOR.”
39 E as crianças de vocês, de quemvocêsdisseramqueseriampresa do inimigo, sim, os filhos de vocês, quehojenemsabemdistinguirentrebem e mal, essesalientrarão, e a elesdarei a terra, e eles a possuirão.
41 — Entãovocêsresponderam: “Pecamoscontra o SENHOR. Nósiremos e lutaremos, segundotudo o que o SENHOR, nossoDeus, nosordenou.” Vocês se armaram, cada um com os seusinstrumentos de guerra, e pensaramqueseriafácilentrar na regiãomontanhosa.
Nenhum comentário ainda.