1Houve um homem de Ramataim-Zofim, da regiãomontanhosa de Efraim, cujonomeeraElcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.
3Todos os anosessehomem ia da suacidadeparaadorar e sacrificar ao SENHORdosExércitos, em Siló, ondeHofni e Fineias, os doisfilhos de Eli, eramsacerdotes do SENHOR.
8EntãoElcana, seumarido, lhedisse: — Ana, porquevocêestáchorando? E porquenãoquercomer? E porqueestátãotriste? Seráque eu nãosoumelhorparavocê do quedezfilhos?
11Elafez um voto, dizendo: — SENHORdosExércitos, se de fatoolharespara a aflição da tuaserva, e te lembrares de mim, e não te esqueceres da tuaserva, e lhederes um filhohomem, eu o dedicarei ao SENHORportodos os dias da suavida, e sobre a cabeçadelenãopassaránavalha.
12Anacontinuava a orardiante do SENHOR, e o sacerdoteElicomeçou a observar o movimentodoslábiosdela,13porqueAna só falava em seucoração. Os seuslábios se moviam, porémnão se ouviavoznenhuma. PorissoElipensouqueelaestavaembriagada14 e lhedisse: — Atéquandovocêvaificarembriagada? Trate de ficarlonge do vinho!
15PorémAnarespondeu: — Não, meusenhor! Eu souumamulherangustiada de espírito. Nãobebivinhonembebidaforte. Apenasestavaderramando a minhaalmadiante do SENHOR.
19Eles se levantaram de madrugada e adoraramdiante do SENHOR. Depois, voltaramparacasa, em Ramá. ElcanateverelaçõescomAna, suamulher, e o SENHOR se lembroudela.
23Elcana, seumarido, respondeu: — Faça o queacharmelhor. Fiqueaquiatédesmamá-lo. E que o SENHORconfirme a promessaquevocêfez. Assim, Anaficou em casa e amamentou o filho, atéque o desmamou.
24Depois de o terdesmamado, ela o levouconsigo, com um novilho de trêsanos, umamedida de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à Casa do SENHOR, em Siló. O meninoaindaeramuitopequeno.
Nenhum comentário ainda.