1Houve um homem de Ramataim-Zofim, da regiãomontanhosa de Efraim, cujonomeeraElcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.
3 De ano em anoestehomemsubia da suacidadeparaadorar e sacrificar ae Senhordosexércites em Siló. Assistiamali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os doisfilhos de Eli.
4 No dia em queElcanasacrificava, costumavadarquinhões a Penina, suamulher, e a todos os seusfilhos e filhas;5porém a Ana, embora a amasse, dava um só quinhão, porquanto o Senhorlhehaviacerrado a madre.
10Ela, pois, comamargura de alma, orou ao Senhor, e choroumuito,11 e fez um voto, dizendo: Ó Senhordosexércitos! se deverasatentarespara a aflição da tuaserva, e de mim te lembrares, e da tuaservanão te esqueceres, maslhederes um filhovarão, ao Senhor o dareiportodos os dias da suavida, e pelasuacabeçanãopassaránavalha.
12Continuandoela a orarperante e Senhor, Eliobservou a suaboca;13porquantoAnafalava no seucoração; só se moviam os seuslábios, e não se ouvia a suavoz; peloqueEli a teveporembriagada,14 e lhedisse: Atéquandoestarás tu embriagada? Aparta de ti o teuvinho.
19Depois, levantando-se de madrugada, adoraramperante o Senhor e, voltando, foram a suacasa em Ramá. Elcanaconheceu a Ana, suamulher, e o Senhor se lembroudela.
23 E Elcana, seumarido, lhedisse: faze o quebem te parecer; ficaatéque o desmames; tão-somenteconfirme o Senhor a suapalavra. Assimficou a mulher, e amamentouseufilho, atéque o desmamou.
24Depois de o terdesmamado, ela o tomouconsigo, com um touro de trêsanos, umaefa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o meninoaindamuitocriança.
25Entãodegolaram o touro, e trouxeram o menino a Eli;26 e disseela: Ah, meuSenhor! tãocertamentecomovive a tuaalma, meuSenhor, eu souaquelamulherqueaquiestevecontigo, orando ao Senhor.
Nenhum comentário ainda.